Avaliando
os 3 primeiros meses do ano, podemos observar que foram investidos
em publicidade, a preço tabela, 623.878.466 euros, nos 5 meios
de publicidade tradicionais.
Cinema, outdoor, imprensa, rádio e televisão são
o barómetro do estado dos anunciantes, canais, publicações
e operadores bem como de todas as empresas ligadas à publicidade.
Observando
atentamente a preferência dos anunciantes para alguns tipo de
suportes podemos enumerar os tops referentes aos meios tradicionais:
Em
cinema foram os seguintes complexos que reuniram maior investimento
por parte dos anunciantes tendo alcançado 62.03% do total
de budget dispendido em cinema.
Em exterior observa-se que a JCDecaux canalizou a maior fatia de investimento
efectuado neste meio destacando-se largamente dos outros operadores.
O operador MCO reteve 23% do investimento, seguida pela Cemusa (20%)
e Red (13%) sendo dos mais apreciados pelos anunciantes.
Em
televisão ainda se verifica que a aposta dos anunciantes
vai para os canais generalistas de target mais abrangente. A TVI
lidera esta aposta tendo sido responsável por um investimento
de 157.122 M € e 39,5% do budget total dispendido pelos canais
visionados pela MediaMonitor, a SIC recebe uma aposta de 33% dos
anunciantes e a RTP de 18,8%. O declínio de investimento
acentua-se na SIC Notícias com um budget de 20.301 M de euros
o que representa 5%. GNT é mais um canal cabo, que apresenta
1.8% de investimento seguindo-se a SIC Radical (1.4%), Panda (0.2%)
e finalmente o canal Dois com apenas 0.08% de representatividade.

De
entre todas as rádios seguidas pela MediaMonitor este foi
o ranking verificado:
A TSF continua a liderar o investimento com 12.674.017 € e uma
representatividade de 30.57%, a RFM teve uma aposta de 25.45% do investimento
e a Rádio Comercial observou um budget de 8 368 083 €.
A Rádio Renascença obteve um investimento de 6 054 464
€ destacando-se do Rádio Clube Português com 2 079
132 €, Cidade FM apresenta-se com 1 463 942 € investidos
e a Mega FM 268 256 €, 0.6% do total.
De
entre das muitas publicações classificadas, as 10 apresentadas
são as mais representativas do investimento referente ao primeiro
trimestre do ano. Podemos observar que foram os jornais que receberam
um maior investimento existindo apenas no Top uma revista, a Visão
que recebeu um investimento de 3.974.037€ nos 3 primeiros meses
do ano.
Análise
efectuada com base no software web: e-admonitor.com
|